sexta-feira, 25 de julho de 2008

Tutorial em vídeo




Estreando a galeria de vídeos, vou postar aqui um vídeo muito interessante que recebi de um amigo, é um cara que vetoriza uma imagem profissionalmente. Quando você acha que já tá craque em alguma coisa eis que surge alguém pra te mostrar que sempre dá pra ser melhor.
Recomendo o vídeo no mínimo para aprender uma nova forma de vetorização.

O vídeo se encontra no link abaixo do youtube.

http://www.youtube.com/watch?v=EFFdHM_lTIk

Abraço e até a próxima.

segunda-feira, 21 de julho de 2008

Wallpaper Roque Designs




Este é o wall "Tiger´s life" que fiz a pouco tempo. Nele eu vetorizei umas platas e espinhos que desenhei a mão e juntei uma coletânea de imagens de tigres da National Geographic para fazer uma "arte de colagens" no fundo e para vetorizar. O tigre de bengala é uma animal que sempre gostei muito, a beleza e fúria que ele representa é algo que quis retratar nesse wall. A natureza é e deve ser uma inspiração para vários designers, ela foi o design mais bem sucedido até hoje feito e é dela que nasce de uma forma ou de outra tudo o que vemos. Não importa no Deus que você acredite, santidade, imagem, santo, na natureza, ou no big-bang, uma coisa é certa, a criação dela foi muito bem "desenhada". Na wall usei as cores mais fortes, como laranja, vermelho e preto para representar o tigre, a força e a fúria. Nas plantas para dar um bom contraste usei o branco para mostrar onde ele está inserido, na natureza, onde tem paz, tranquilidade e beleza apesar dos perigos. Sempre no bom design devemos procurar dar bons contrastes em nossas artes para não torná-las cansativas.
Os softwares usados nesse wall foram o Illustrator e o Photoshop.













(clique na imagem acima para aplia-la)

Arthur de Pins




galera, essa é a sessão de artistas. Aqui vou mostrar alguns dos muitos designers que valem a pena serem apresentados aqui no blog.
Para estrear a nova sessão vou apresentar aqui o famoso Arthur de Pins. O francês é um artista muito bem falado no meio artístico pelos seus desenhos simplórios porém muito bem detalhados. A forma como ele trabalha as cores, a iluminação impecável, e os vetores limpos e bem traçados são as principais razões desse nome ser já bem respeitado. Outra característica é a sua capacidade de fazer mulheres cheinhas caricaturizadas mas muito bonitas. O designer tem seu portfólio online no endereço www.arthurdepins.com/ onde encontramos uma vasta galeria de imagens e vídeos do autor.
Abaixo alguns de seus melhores trabalhos.


(clique no link abaixo para ver a galeria do artista)

domingo, 20 de julho de 2008

Tutorial Faça o seu Dedo!




Hoje vou estrear a galeria de tutoriais. Aqui vou explicar passo a passo técnicas úteis em exercícios simples porém direcionados a aprender a se usar ferramentas que abrangem múltiplas possibilidades na hora de se fazer um trabalho.
Programas utilizados nesse tutorial: Adobe Photoshop
Pré requisitos para usufruir do tutorial: Ter noção de vetorização com a ferramenta "Pen Tool"


COMO FAZER UM DEDO NO PHOTOSHOP

















Como fazer um dedo no photoshop.

Bom a pricípio vamos selecionar a ferramenta Pen Tool para vetorizar um dedo. (fica mais fácil se você olhar para seu próprio dedo como modelo)









Usando a ferramenta "Brush Tool" vamos selecionar uma cor clicando duas vezes na cor de foreground que seja próxima a da cor de pele e vamos pintar o miolo dos traços.
Apertando os botões [ ] do seu teclado, você pode aumentar ou diminuir o tamanho do raio que a brush irá pintar.





Com uma cor mais escura e na mesma escala vamos pintar os traços principais do dedo onde se originarão sombras. E em seguida vamos pintar o sombreamento com um tom mais claro que os traços principais porém mais escuro que a cor original da pele.
Terminado o sombreamento, use a ferramenta "Smudge Tool" para misturar a borda da sombra que você pintou com a cor de pele original.

E vamos tirar o contorno preto tosco, pincelando em seu lugar a "Brush Tool" com a cor que foi usada no sombreamento do dedo.




Sempre se lembre que a "Eraser Tool" com uma ponta rígida é exelente para apagar os borrões evetuais que possam aparecer no processo.






Ao
terminar esse processo vamos começar a dar vida ao dedo. use a ferramenta "Burn Tool" para fortalecer o sombreamento que você criou.



Com o dedo bem sombreado (se quiser também use a ferramenta "Dodge Tool" para clarear pontos e dar brilho) vamos fazer retoques como preferir para seguir para o próximo passo (uma boa ferramenta também é a "Blur Tool" que ajuda a dar uma embaçada em pontos da figura)













Vamos então fazer os pêlos do dedo. Aperte "ctrl alt shift N" para criar uma nova layer. Dê bastante zoom no dedo com "ctrl+" e use uma brush suave com cor mais escura que a usada para o sombreamento e desenhe um pequeno grupo pêlos aleatórios em várias direções.

Uma vez feito isso diminua o zoom dado com "ctrl-" e agora faça a mágica. Com a ferramenta "Move Tool" clique e arraste os pelinhos segurando ALT, para copiá-lo para outro ponto com o mouse, e espalhe-os por todo o dedo de uma forma aleatória. Desnhando alguns outros grupos de pêlos e os multiplicando dará um efeito mais realista.




















Acabando de fazer os pêlos vamos usar mais uma vez as ferramentas "Burn Tool" e "Dodge Tool" para fazer mais um efeito de sombreamento e brilho no seu dedo, lembrando, claro, em clicar na layer do dedo (quem não enteder como funciona layers me manda um e-mail que eu explico).








Agora ficou fácil demais. Use a ferramenta "Eraser Tool" para dar a forma certa ao seu dedo e voilá. E a unha, bom, aí é com você, ponha em prática o aprendido e mãos a obra. Não só ensinei a pescar como ainda dei o primeiro peixe, vai fundo e acredite em você e realize o seu sonho de desenhar um dedo!!























Bem pessoal, esse foi o primeiro tutorial, e como tal ele aborda ferramentas simples numa tarefa um tanto fácil pra quem já tem experiência, mas muito rica pra quem não sabe nada e tem vontade de aprender. Dúvidas, críticas, indagações e comentários, até mesmo para divulgação de tutoriais de designers e aprendizes, estou aberto a receber. Espero que o tutorial seja útil para quem prescisa e uma boa revisão pra quem já sabe.
Abraço a todos.
(Clique no link acima para visualizar o tutorial)