sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Sorria, tem uma alface no seu dente.





"Produtor: Vamos querida, me dá aquele sorriso bonito, vamos, sem fazer cara feia. Sei que a gente está aqui faz uma hora tentando uma boa pose, mas tenta tirar essa cara de que quer matar alguém, sorria, força, vamos....




ISSO!! Segura, perai... é uma alface no seu dente, vai dar o flash, desfarça!!



FLASH!!



"Não, não se irrite, tenho certeza que o pessoal do photoshop resolve isso. Amanha a gente vê. Alguém me vê um café...

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Design mágico





Eu não sei se rio ou se choro de raiva com algumas manias que cliente tem.
Uma coisa que ocorre com frequência é um cliente que quer que eu faça uma arte e traz uma foto já pronta em JPEG e quer só que eu modifique os nomes, troque uma imagem e suba uma das fotos para um canto...só isso.
Lógico que é facílimo, é só eu clicar duas vezes na caixa de texto e trocar as palavras, arrastar a imagem pra lá e pra cá e deletar uma das fotos e inserir a nova que ele deseja.
Certo? Pééééé! Não!
Olha, isso dá questão de prova de concurso público.
JPEG não suporta camadas, caixas de texto, muito menos vetores.
O arquivo em JPEG está fechado para edição, se eu fosse fazer tudo o que me foi pedido,
além de revoltante eu ter que usar a arte de outro designer que teve trabalho para fazer
aquilo para um outro cliente, eu teria que fazer mágica no photoshop praticamente desenhando todo o convite de novo. Seria um trabalho de certa maneira demorado e o preço de tanta confusão não é baixo.
Agora, vou explicar isso como para o cliente?
Sempre uso o exemplo de que isso não é possível fazer facilmente comparando a imagem a uma foto que, na nossa mão, não é facil simplesmente pegar uma parte dela e arrastar, agente teria que rasgá-la, cortá-la e fazer uma montagem. Mas o problema, meus caros e caras é quando nosso amigo leigo no assunto diz a frase que mata:

"Mas o cara da outra empresa fez pra mim e ele arrastava livremente tudo dessa imagem, foi ele quem fez e me vendeu esse arquivo daí. Como que você num faz isso fácil? Tá me enrolando. Você é que não sabe."

Pronto, matou o problema. O cara nem pra explicar para o cliente o que ele estava fornecendo para ele, além de ter achado adequado dar um arquivo em JPEG como arte final para nosso amigo leigo.
Lógico que o cliente viu o arquivo quando ele estava aberto na hora da criação daquela arte. Para fazer ele entender a diferença de um arquivo aberto para um fechado eu tive que tentar dar uma aula para o figura, o mesmo que explicar para um gafanhoto como se nada de costas. A resposta no meio da minha explicação, que ele tava com preguiça de entender, foi: Ah, deixa pra lá, vou fazer lá no fulano que eu sei que faz isso baratinho e rapidinho pra mim. Vocês estão é me enrolando, tchau.
Pronto, moral da história: MALDITOS MICREIROS PORCOS CAPITALISTAS!