sábado, 6 de setembro de 2008

SPORE






Hoje se vê o nascimento de uma simulação que engloba
evolução, biologia, arquitetura, sociologia e AI
(inteligência artificial) em um grande acervo
de modelos gráficos da vida já criados e inovadores.
Mas não se trata de um projeto para um supercomputador.
É um jogo de videogame que você pode desfrutar em casa.


O nome dele é SPORE o mais novo simulador de vida do
mesmo criador de SimCity e The Sims, Will Wright.
"A ciência é unica, não centenas de pequenos feudos."
-diz Wright.
O jogo inovador se trata de uma simulação de vida onde
o jogador começa como um micróbio, evolui cria caudas,
nada até a superfície, cria pernas, vira uma criatura,
ganha inteligência, se integra em uma sociedade, evolui
descobre a ciência, cria cidades, contrói naves, vasculha
novos planetas, os coloniza e corre atrás de uma colonização
universal.
Wright encontrou uma forma de demonstratar toda ciência
conhecida sobre a origem e as especulações sobre o futuro
em um jogo de uma forma que até uma criança poderia entender.
Uma experência que leva horas de jogo, é levado ao jogador
um cronograma que abrange milhões de anos da evolução
do organismo de seu personagem. Um grande calendário de
sua evolução.
Isso ajuda o jogador a ter uma noção de como funciona a
evolução de seu personagem que irá acontecer de acordo com
as suas decisões e ações refletida em milhares de anos.
E algo muito interessante no simulador é que as criaturas
competem por nichos ecológicos, ou seja, alguns planetas
só terão algumas espécies de plantas ou animais.
O jogador tem nas suas mãos como montar a evolução de seu
personagem.
Esse jogo se trata de uma grande diversão e aula sobre tudo
que a ciência já explicou ou tenta explicar sobre a evolução
e a biologia (de uma forma simples), e esse aspecto fiel às
possibilidades que a ciência popular hoje acredita é que
faz o jogo ter seu charme e já atrair milhões de fãs
que vão integrar esse universo.
SPORE é a pedida da hora pra quem quer provar de um jogo
diferente e criativo, além de revisar aquelas aulinhas
de ciências da 5a à 8a série que eram sobre evolução.
O interessante mesmo pra mim em particular é a chance de
se criar não só a aparência do seu personagem com também
do mundo à sua volta.
É inspiração e entretenimento de ponta.
Corra e jogue na casa do seu visinho que já tem, ele com
certeza vai adorar exibir o brinquedo novo.




terça-feira, 2 de setembro de 2008



A Computer Arts lançou o livro "Design de Embalagens", uma ótima pedida para quem gosta dessa área. Esta edição é uma das próximas que estão por vir da série Computer Arts Projects.
Para quem não conhece, a Computer Arts da editora Europa é uma revista voltada para o design de todas as áreas com matérias, tutoriais e portfólio de artista de todo o mundo. Recomendo a revista, e o livro eu já estou correndo atrás do meu.
Para melhores informações e para comprar o livro, bem como edições da revista visite os links:
www.computerarts.com.br/
http://www.europanet.com.br/euro2003/index.php?cat_id=1185&pag_id=16985

Leonardo da Vinci




Nada mais justo do que homenagear um antigo designer, aliás, um grande designer, físico, filósofo, pintor, matemático, escritor e gênio. Leonardo da Vinci, o homem que fez história ao se destacar por ser um humano muitos anos à frente de seu tempo.
Aqui vou trazer não só nesse post, mas em vários outros algumas de suas obras bem como idéias relovucionárias no mundo.


Para quem não conhece, essa é a obra "Batalha de Anghiari", feita por Leonardo para a Câmara de Conselho de Florença e que infelizmente o original foi perdido. A cópia que vemos foi feita pelo artista Peter Paul Rubens em 1603, cem anos após a conclusão do original. A obra é linda e inovadora, pois traz uma curiosidade consigo; você pode encontrar vários cavalos, homens e outras formas sendo formadas por outras. Hoje com a popularidade que figuras desse tipo tem, já não é grandes novidades, mas eu sempre admiro o original, aquele que foi feito 100% da idéia genial de um só. É interessante se reparar nos relevos da musculatura e vasos sanguíneos dos homens e dos animais e a sutileza do tecido usado por eles totalmente impróprio para uma batalha justamente para revelar tais detalhes em momento de tamanho esforço e emoção em que os homens se encontram na pintura.
Visto que o homem não tinha acesso à um computador, e levando em conta que ele inovou, trouxe equilibrio e atividade para a sua pintura além de entreter e ser belo aos olhos, digo que essa obra é feita de um lindo design, além de uma grande obra de arte.
Parabéns ao autor.

domingo, 31 de agosto de 2008

Banalização do termo designer-Continuação




Achei conveniente postar mais uma vez sobre o tópico, pois há coisas que deixei de esclarecer em minha última postagem. Eu acredito que o advogado tenha orgulho de sua profissão quando chega a alguém e se apresenta como tal.

O médico se sente valorizado ao dizer sua profissão a alguém, o engenheiro se sente respeitado e admirado ao revelar sua atividade. Deve ser ótimo ter a liberdade de concluir um curso de nível superior e ser um profissional o qual tem em seu nome incluso estudo, anos de dedicação e muita experiência além de ser o mais indicado para resolver algo que abrange a sua área. Uma pena isso não ocorrer com o design. Uma vez que o nome da profissão é tão banalizado, hoje qualquer um pode se intitular designer. É ótimo ter o seu curso, estudar, perder noites criando e se esforçando para superar barreiras que os seus estudos te dão base para ultrapassar. Mas é muito frustrante e quase humilhante ouvir alguém dizer que design é uma coisa bonita e bem feita. Vou deixar claro, isso é uma conseqüência. Eu curar alguém de uma forte gripe com um remédio caseiro que criei e por sorte funcionou não me torna um médico, muito menos me faz entender de medicina. Eu construir uma casinha nos fundos do quintal de casa e ela ficar "direitinha" não me torna um engenheiro civil. Por que isso ocorre com o design? Talvez por falta de uma "definição bem definida", diferente do nosso oráculo todo poderoso dicionário Aurélio. Pra quem não sabe, a definição mais bem elaborada e simples de se entender para design foi as que encontrei no link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Design:
"Design é um processo técnico e criativo. Uma atividade que visa qualidade de vida e satisfação do consumidor com uma organização de elementos de forma estudada para informar, persuadir, estimular, entreter para alcançar esses objetivos".
Muito bom, li isso ontem à noite e achei perfeito para qualque leigo no assunto entender.
Design é um termo associado a algo que é apenas uma das consequências de sua elaborada concretização.
Afinal, espero um dia dizer "Sou designer gráfico", e saber que minha profissão é sinônimo do esforço que faço todos os dias para seguir a área que amo.