domingo, 31 de agosto de 2008

Banalização do termo designer-Continuação




Achei conveniente postar mais uma vez sobre o tópico, pois há coisas que deixei de esclarecer em minha última postagem. Eu acredito que o advogado tenha orgulho de sua profissão quando chega a alguém e se apresenta como tal.

O médico se sente valorizado ao dizer sua profissão a alguém, o engenheiro se sente respeitado e admirado ao revelar sua atividade. Deve ser ótimo ter a liberdade de concluir um curso de nível superior e ser um profissional o qual tem em seu nome incluso estudo, anos de dedicação e muita experiência além de ser o mais indicado para resolver algo que abrange a sua área. Uma pena isso não ocorrer com o design. Uma vez que o nome da profissão é tão banalizado, hoje qualquer um pode se intitular designer. É ótimo ter o seu curso, estudar, perder noites criando e se esforçando para superar barreiras que os seus estudos te dão base para ultrapassar. Mas é muito frustrante e quase humilhante ouvir alguém dizer que design é uma coisa bonita e bem feita. Vou deixar claro, isso é uma conseqüência. Eu curar alguém de uma forte gripe com um remédio caseiro que criei e por sorte funcionou não me torna um médico, muito menos me faz entender de medicina. Eu construir uma casinha nos fundos do quintal de casa e ela ficar "direitinha" não me torna um engenheiro civil. Por que isso ocorre com o design? Talvez por falta de uma "definição bem definida", diferente do nosso oráculo todo poderoso dicionário Aurélio. Pra quem não sabe, a definição mais bem elaborada e simples de se entender para design foi as que encontrei no link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Design:
"Design é um processo técnico e criativo. Uma atividade que visa qualidade de vida e satisfação do consumidor com uma organização de elementos de forma estudada para informar, persuadir, estimular, entreter para alcançar esses objetivos".
Muito bom, li isso ontem à noite e achei perfeito para qualque leigo no assunto entender.
Design é um termo associado a algo que é apenas uma das consequências de sua elaborada concretização.
Afinal, espero um dia dizer "Sou designer gráfico", e saber que minha profissão é sinônimo do esforço que faço todos os dias para seguir a área que amo.

Um comentário:

Anônimo disse...

Design Grafico? kkkkk...
Estudou, estudou e faz uma porcaria de blog desse? vai dar meia hora de cu.

Design 80% talento, 20% se paga para ter.